sábado, 20 de junho de 2009

- Amor? Isso existe?!




Hoje fui ao cinema e assiste ao filme: Minhas adoráveis ex-namoradas(protagonistas na foto ao lado), um filme no qual me identifiquei bastante e que achei muito bonito por sinal. A cada cena, a cada frase eu me identificava mais e mais com o Connor Mead(Matthew McConaughey), protagonista do filme, um cara que não acreditava no amor e por isso perderá e poderia chegar a perder muitas coisas preciosas da sua vida. É, eu sou exactamente assim: não acredito no amor, não mais. Quando tentei acreditar no amor eu tinha apenas 13 anos, quase uma criança, mas eu tinha sentimentos e hoje não tenho mais pois aos meus 13 anos foi quando o meu primeiro namorado(e primeiro "amor" também) me fez sofrer pedindo um certo "tempo" que se prorroga até os dias de hoje(sim, um tempo de 5 anos!). É, não existe essa história de tempo em namoro e não é porque eu não acredito no amor que o digo, é porque aconteceu comigo(não igual aos dramas exagerados do Domingo Legal, mas aconteceu) e acredite é mais que verídica a frase: "quem dá tempo é relógio e quem volta é cheque!". Mas o objetivo desse texto não é falar do meu ex-namorado, e sim opinar sobre o que não é amor pois o que é amor eu simplesmente não sei como opinar pois, como já disse, eu não acredito mais em tal ilusão boba. Inclusive estou lendo um livro no qual o assunto é exatamente o amor, como o seguinte titulo: O amor é cego, mas você não! É, é lendo livros de auto-ajuda e coisas do tipo que chego a conclusão que nem os melhores escritores consegue chegar a um senso concreto sobre o que é na verdade o amor, e com isso ganho mais um motivo pra não acreditar nele. Posso citar mais evidencias de que o amor não existe, por exemplo, namorei um garoto perfeito(até demais), não tinha duvidas que ele me amava, e pelo fato de me amar tanto e ser tão perfeito quanto eu desejara eu simplesmente não dei valor pois quando as coisas são muito dos jeito que queremos simplesmente perde a graça e como ser humana que sou só dei valor depois que perdi e mesmo assim com o tempo descobri que nunca senti amor, apaixonar já me apaixonei e me apaixono todo dia, mas amar, amar, nem eu sei dizer se eu já amei alguém um dia ora acho que sim, ora acho que não e pra falar a verdade eu acho que nunca vou amar ninguém.
Eu sei que eu nunca acabarei como o Conner Mead(contém spoiler a seguir), no fim ele simplesmente se reapaixonar pelo amor que ele sempre teve e decidi abandonar a tão badalada vida de solteiro. Nunca acabarei assim. Primeiro: porque eu não quero amar por medo ou trauma, sei lá. Segundo: filme é filme, a vida real vai bem além de um final feliz. Terceiro: eu nunca estive tão feliz solteira como estou hoje e pra falar a verdade eu acho que os melhores momentos da minha vida eu passei quando estive sozinha. Nunca tive a companhia de um homem que me alegrasse tanto quanto a companhia das minhas amigas(eu não sou lésbica!) e dos rolinhos por aí que são bem melhores que relacionamentos fixos pois com eles que aprendemos a maioria das coisas que devemos evitar no namoro, é uma espécie de aprendizagem e por isso é legal.
E pra ficar claro, não sou anti o amor simplesmente não acredito nele. Acho que só acredita mesmo aquele que consegue senti-lo, mas são muito poucos os que o conseguem, creio eu pois depois de tantos livros que li sobre o assunto cheguei a conclusão que quem ama NÃO perdoa, quem ama NÃO trai, quem ama só quer saber de amar. Existem vários tipos de amor e um deles é o amor de amigo, que ao me ver é o mais fácil de se identificar quando o amor é verdadeiro. Amigo que ama o amigo faz de tudo para agrada-lo, para não magoa-lo, conta todos os seus segredos, te ajuda mesmo você não pedindo. Quem ama não vê defeito, quem odeia não vê qualidade e quem é amigo vê as duas coisas. O amor de família é como o de amigo, mas o elo é maior. Esse tipo de amor que vós digo agora(de amigo/família) eu acredito. Pode parecer meio controvérsia ao que eu disse acima mas não é não. O amor que me referia no inicio era o amor entre homem e mulher, amor que não existe(adoro falar que ele não existe, porque ele não existe mesmo) e por isso talvez eu não tenho me permitido ter mais relacionamentos do tipo.
Assiste a uma peça de teatro ontem(ótima por sinal. Recomendo!) na qual o assunto era, mais uma vez, o amor. Chama-se Don Juan no Espelho e a frase principal do espetaculo é a seguinte: "Amo todas essas mulheres com as quais me deitei. Acho que seria um egoísmo enorme não dividir esse amor com outras mulheres." E a maioria das pessoas pensam que isso é amor mas isso não é amor, é diversão. E tudo que é divertido queremos dividir, ninguém quer dividir um amor.
A maioria dos relacionamentos terminam justamente por falta de amor. Muitos falam "eu te amo" porem são poucos os que sabem o real significado dessa frase. Apaixonar-se todo dia é melhor do que amar para sempre, pois para mim o amor não existe e apaixonar-se sempre todo dia é uma garantia de que esse "amor" vai ter uma data indefinida para acabar, mas vai acabar um dia. Pra que viver de ilusão sendo que amar para sempre não existe? Amor não tem data pra acabar e se o relacionamento chegou ao fim e já não gosta mais do seu parceiro como antes, acredite não era amor.
Um dia posso mudar minha opinião mas por enquanto é assim que penso e pretendo pensar assim pra sempre pois se existe o tal do amor mesmo, ele deve doer demais e eu não quero sofrer, não vim ao mundo pra sofrer, vim aqui pra ser feliz. Se amar fosse bom, não fazia ninguém sofrer. E tenho dito!

3 comentários:

monique disse...

Comentei isso num blog de uma amiga, e repitirei aqui sobre o que penso a respeito do que acabei de ler. Acredito na existência do amor. No sentido amplo e verdadeiro que essa palavra significa. O amor que exalamos no dia-a-dia e não aquele sentimento que achamos que é amor no início e depois "descobrimos" que não existe, quando na verdade aquilo nunca foi amor. Dizer que ama não é o mesmo que gostar de conviver com a pessoa, amar é complexo demais. Sempre que sofremos uma decepção com uma pessoa que achamos amar, o primeiro a ser condenado é o amor, dizemos que esse não funciona. No entanto a verdade é que o amor é pra poucos, e esse não sofre mudança com obstáculos.

RêH disse...

Que lindo gente, virou intelectual. Mas discordo com vc na parte do Don Juan. Ele não fazia isso por desacreditar do amor. Ele se deitou com 1000 mulheres porque a mulher que ele amava o abandonou. Então, ele encontrou nessa overdose um conforto ilusório. E muitas pessoas hoje fazem isso. As pessoas não desacreditam do amor, elas apenas não o conhecem. Beijoos...

Dìíh disse...

comigo o a mesma historia que connor mead aconteceu , e hoje devido isso eu não consigo me apegar a apenas uma garota mas quando eu fico com uma logo assim que fico minha conciencia pesa sabendo que estou magoando outra mas eu tento corrigir esse error mas é como se eu estivesse perdido sem saber o que faço mas aos poucos vou me acerta , tenho fé em deus eu sei que assim como minha força de vontade de mudar ele estará sempre ao meu lado e eu ao lado dele,quando eu vi esse filme Minhas adoráveis ex-namoradas eu vi a realidade como era a minha vida como se sentia e via a mulheres ae quando foi que eu senti um sentimento de solidão como se faltasse alguém que me completasse então eu me lembrei da minha primeira namorada lembrei o quanto sofri por ela , eu gostava muito dela ate um dia que ela começo a namora com outro e veio ate min abraçada com ele e tipo que me apresento ele e falo que nos não iriamos da mas certo e ae termino comigo na frente do outro abraçada com ele então essa cena não saiu da minha cabeça des do dia então eu procurei conversa com meu pai e falei com ele essa situação ele falo po voçe se sente assim po conta sua mesma se voçe ficar com mas de uma voçe jamais vai se sentir assim então ele começo a me levar pra baile entre outros lugares eu dia apos dia estava gostando e por isso eu perdi muitas amizades e hoje por mas que saia com um monte a noite voçe sempre se sentira sozinho ou a maior parte do tempo voçe se sentira assim e como se eu ficasse com uma garota apenas para compensar o tempo que estive sozinho mas fazer o que eu tenho fé que irei mudar !!!!!

Postar um comentário